Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

CRAQUES DA BOLA



Total de visitas: 23922
EQUIPE DE PONGAI NO VOLEY

POÇOS DE CALDAS, MG - Quem pensa que as finais das Olimpíadas Escolares, que se encerraram neste domingo, em Poços de Caldas, não reservavam mais nenhuma história de perseverança, garra e demonstração da vontade de vencer, se enganou. É de Pongaí que vem o exemplo.
A cidade do interior paulista, com cerca de três mil habitantes e que vive basicamente da agricultura, tem apenas uma única unidade escolar, a Escola Estadual Elvira Pagani, e duas equipes classificadas para a etapa nacional das Olimpíadas Escolares, no vôlei masculino e feminino.
br>

O fato de se chegar até a etapa nacional depois de passar por competições regionais e pela estadual, enfrentando equipes com melhores condições de treinamento, faz com que equipes como as de Pongaí já se sintam grandes campeãs.
Mas, em toda a disputa deve haver um time a levantar o troféu de primeiro colocado, e não foi a vez de Pongaí.
A equipe feminina encerrou sua participação em quinto lugar, ao perder a disputa para as fortes representantes do Sesi Minas Gerais. Já a masculina perdeu a final neste domingo para o Colégio Rui Barbosa, do Maranhão.
Méritos à parte, o que comove é a história de vida e luta desses jovens que buscam, a todo esforço, representarem bem a sua comunidade, o que pôde ser observado em quadra e na arquibancada, já que as meninas do vôlei e parte da delegação de Pongaí foram dar apoio moral aos meninos no Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves, local onde aconteceram as últimas competições.
Única técnica de uma equipe masculina de vôlei nestas Olimpíadas, a professora Célia Batistela, que também responde pela equipe feminina da Escola Estadual Elvira Pagani, representando o estado de São Paulo, conta, emocionada, a trajetória das duas equipes.
- Devido ao tamanho da escola e do município, não dispomos de material humano, não tem escolha, não tem peneirão. Todos têm que se dedicar, tentar se superar para poder chegar a uma final. Foi o que aconteceu... Muita garra, muita união, muita vontade, eles acreditaram e chegaram. Nós temos uma quadra de escola, fechada, coberta, a única que tem na cidade. Não temos nenhum ginásio de esporte. E temos o apoio da Prefeitura, que dá as bolas, o transporte para participar dos jogos, lanche para as crianças. Com essa nossa participação acredito que muda em alguma coisa o esporte em Pongaí .
r>